Um treinamento sozinho não faz verão
- Paula Prata Vandenbrande
- 31 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Na Revista exame dessa semana (30/03/2016), na matéria “Operação limpa-barra”, ao tratar do tema corrupção dentro das empresas, o terceiro de seis itens sobre estruturar a área de compliance me chamou atenção:
“Comunicação e Treinamento”.
Não basta ter documento. É preciso tornar o assunto relevante para todos os funcionários. Para isso, campanhas de conscientização e treinamentos com base em situações reais do mundo dos negócios devem ser obrigatórios e frequentes.
Bom, para quem é jornalista e atua há muitos anos com treinamento, natural ter despertado meu interesse, né? Pois é, e aí minhas conexões neurais foram buscar várias referências vividas e me fizeram relembrar alguns fatos importantes e que muita gente ainda não absorveu.
Treinamento é uma das peças de uma grande engrenagem e deve estar alinhada às demais. Todas têm que funcionar o melhor possível para garantir bom resultado.
Ao ler a matéria isso fica claro. É a terceira peça de uma engrenagem com seis.
Treinamento é muito importante e dá resultado sim. Mas não é a solução de todos os problemas da empresa. É preciso saber sobre o que tratar, de que forma e em que momento.
De novo, é uma das peças que estando bem encaixada irá contribuir para o atingimento do resultado.
Treinamento é investimento, não gasto.
O retorno desse investimento pode ser de curto, médio ou longo prazo. Está relacionado a vários fatores, entre eles a “frequência”.
Investir uma vez apenas em um único treinamento e querer que para todo o sempre as pessoas deem resultados extraordinários: Não dá, né?
Frequência: Treinamento também é repetição.
Há de se treinar constantemente. Não repetir a forma e duração, mas o tema do conteúdo. É preciso relembrar, testar, reaprender e exercitar até tornar-se usual.
Treinamentos servem para criar a oportunidade de ter um olhar de fora da situação.
Praticar com margem de segurança para poder errar e consertar, sem danos à empresa e às pessoas.
O objetivo é transformar a teoria em prática, é fazer valer o investimento.
Desenvolver pessoas é um processo contínuo, relevante e lucrativo.
Sim, eu disse lucrativo. Mas é bom enfatizar: Um treinamento sozinho não faz verão.
コメント