Participação no Workshop Inovação Estratégica
- Paula Prata Vandenbrande
- 7 de out. de 2015
- 3 min de leitura
Ontem (06/10/2015) estivemos (Paula Prata e Silvia Pereira) na FIAP Vila Olímpia para assistir ao workshop Inovação Estratégica. Ricardo Fortes, anfitrião pela Intent, fez a abertura apresentando todos os convidados.
A primeira palestra foi com o diretor da Job Coach, Renato, com o tema "Inovação no Cenário Corporativo" que trouxe alguns resultados interessantes da pesquisa sobrepotencial de incentivo à inovação. Esses dados foram evidenciados nas palestras seguintes e no debate. São eles (sem os respectivos percentuais, apenas para conceituar):
Não existe uma área identificada ou nem formada em P&D (Pesquisa & Desenvolvimento).
Não existem métricas claras para inovação.
Não há participação em treinamentos de inovação.
Não existe processo para captar sugestão de colaboração (é preciso dar espaço à motivação e criar o perfil de inovação).
As empresas não possuem uma cultura para aceitar erros e aprender com eles.
A liderança não envolve nem motiva à inovação.
RESUMINDO: As principais barreiras para a inovação são:
Falta de Motivação.
Inexistência de Processos.
Medo de errar.

Em seguida Gilberto Guimarães falou sobre "A liderança em cenários de ruptura e crise". Iniciou esclarecendo que não estamos em “crise” e sim vivemos um modelo sistêmico inadequado, pois estão acontecendo mudanças profundas no mundo e o modelo atual não está acompanhando essa mudança. Salientou que “produto” é aquilo que atende a necessidade de alguém, é a solução dos problemas de alguém, no caso, o cliente.
Como as necessidades das pessoas estão mudando, os produtos devem mudar para atender essas necessidades. Isso também compete às pessoas, que também são a solução (prestação de serviço).
É preciso entender que empresa não existe, o que existe são pessoas (que fazem a empresa sobreviver). São as pessoas que tomam decisões e somente toma decisões quem é líder. “Líder é aquele que faz escolhas. É aquele que é percebido como mentor da sobrevivência”. Portanto, as novas organizações precisam de líderes mais inovadores e criativos.
A era da subordinação acabou (o antigo chefe morreu), vivemos na sociedade do conhecimento (é preciso mobilizar).
“Inovar é gerar censo de urgência. Ou muda, ou morre. É fazer mais com menos. É mudar porque precisa, não porque gosta”.
É preciso ter uma liderança positiva:
Eliminar o medo. “Medo gera IMprodutividade”.
Priorizar as FORÇAS e não as fraquezas.
Ser otimista e não pessimista.
Apoiar ao invés de criticar.
Focar no virtuosismo.
Percebam que esses tópicos se resumem a um modelo mental positivo.

Um dos slides de Solange. Uma das imagens mais impactantes e simples que já vi em uma apresentação.
Solange Mata Machado complementou com "Inovação Estratégica: criando o futuro", onde o foco foi Processo. Salientou que os modelos de inovação em grandes conglomerados fechados (olhando somente de dentro para dentro) acabaram. Com o lançamento da internet comercial em 1995 o mundo mudou completamente. O Século 21 é global, multidisciplinar, colaborativo e aberto. É preciso adaptar-se a essa realidade.
“Mudanças de hábitos criam novas necessidades que geram oportunidades – e/ou adequação - de novos produtos e processos. É preciso criar um design estratégico para o futuro. É imprescindível a transformação do pensamento”.
O século 20 as soluções eram lineares, pois havia apenas uma resposta (pensamento linear). No século 21 não há somente uma resposta, portanto há muitas soluções. Vivemos a não-linearidade, o complexo. Resumindo, é preciso:
Testar novos negócios.
Testar novos modelos.
Quebrar paradigmas.
Transformação.
Raimundo, Ana e Jonio.
Ao término foi realizado um debate com a presença de Raimundo Ramos (Volkswagen), Ana Venosa (Intel) e Jonio Foigel (ex-Alcatel). A experiência dos convidados trouxe um riquíssimo conteúdo atual e também histórico, contribuindo ainda mais com informações complementares às palestras.
Por fim fica a dica de Solange Mata Machado para assistir ao vídeo da Corning que sintetiza bem tudo isso:
A Day made of glass https://www.youtube.com/watch?v=6Cf7IL_eZ38
A Day made of glass 2 https://www.youtube.com/watch?v=jZkHpNnXLB0
Pinceladas TreinaMente tem como objetivo compartilhar conhecimentos, participações em eventos, dicas ou ideias. São pequenos artigos que pincelam determinado assunto sem o esgotar.
Comments