top of page

O que acontece ao praticar o que se aprende.


Há alguns anos (2006) desenvolvi e apliquei um treinamento de atendimento para cerca de 700 colaboradores de uma empresa prestadora de serviço na área de saúde pública. O conteúdo não era técnico, do tipo que determina padrões de abordagem e conceitos preestabelecidos. O objetivo era conscientizar as pessoas da importância do seu papel profissional, assim como também do social e pessoal.


Sendo assim, em determinado momento, o tema era envolvido pela questão da gentileza. E como dizia José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza, “Gentileza gera Gentileza”.


Na teoria tudo parece simples e fácil, mas quando tomamos a realidade da vida moderna, estressada, violenta e corrida, me perguntam: como ser gentil com as pessoas? Só há uma maneira: estar preparado. Assim como um atleta treina para uma competição, ser gentil requer aprimoramento, treino, esforço.


Ser educado e amável com alguém que sorri para nós é fácil, porém, passivo. Apenas reagimos a uma ação gentil com outra. A verdadeira gentileza está em dar o primeiro passo, ou melhor, o primeiro sorriso, principalmente a quem nos recebe de cara fechada. É estender a mão ao aperto, abrir os braços para o abraço, ceder o lugar para alguém sentar, ouvir quem precisa falar, ajudar quem precisa ser ajudado. Na prática também é simples e fácil, basta estar consciente, querer ser e agir.


Tanto é verdade que algumas pessoas vieram me contar sobre os bons resultados que tiveram após colocar em prática a gentileza em suas relações pessoais. Um desses, em particular, guardei com carinho desde aquela época, pois chegou por email através do coordenador farmacêutico de Itu - SP, Rafael Moscatelli. Um dos pacientes atendidos pelos colaboradores treinados, o poeta Bernardo Buia, escreveu:


"As meninas da farmácia Tem classe e são competentes. Elas tratam com cuidado Seja qual for o paciente. Trabalhando com carinho Sempre ali estão presentes Crianças, adultos e idosos Ou até mesmo adolescentes. São todos bem atendidos Isso nos deixa contentes Aqueles anjos de bondade Faz sarar quem está doente. A vocês belas meninas Agradeço eternamente. A todos mando meus versos Que saiu da minha mente. Com muito amor e respeito Fiz o que o coração sente Desejo a todos saúde Com paz e amor permanente. E a dona felicidade Com vocês esteja presente Com a benção do criador Nosso pai onipotente”

Além esses depoimentos, conheço outras pessoas que experimentaram ser gentil para observar o resultado e ajudar a melhorar o mundo.


Foi o caso da atriz, e também instrutora de treinamento, Verônica Menezes, que escreveu recentemente em sua página do Facebook:


Ultimamente tenho pensado muito sobre gentileza... A gentileza é tão simples e pouco praticada nos dias atuais. Comecei a fazer um experimento nas últimas três semanas e tenho praticado gentileza com pessoas desconhecidas. Me senti bem! A mais significativa foi domingo. Voando pra Floripa ofereci minha janela para uma garota de 14 anos que voava pela primeira vez. Foi lindo ver a alegria dela ao ver as nuvens de perto... Me lembrei de mim na mesma situação... Tão simples! E tornou a viagem dela inesquecível. Hoje, um estranho me fez uma imensa gentileza... Estou emocionada até agora... Será mesmo possível trazer mais gentileza pro nosso mundo?


Respondendo sua indagação, escrevi: “É real: gentileza gera gentileza. :)”. Basta estar preparado e colocá-la em prática.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page